Como começar a meditar? Veja 5 dicas para colocar em prática!

Mulher sentada de pernas cruzadas praticando a meditação.

A meditação pode até parecer um hábito complexo, assim como quando se fala nisso é comum imaginar que apenas monges vivendo longe das influências da sociedade moderna são capazes de desenvolver técnicas meditativas. Mas a verdade é que todos conseguem meditar no dia a dia, porque basta dedicação e experiências práticas para que você aquiete a mente e entre em contato com o seu íntimo. Pensando nisso, neste post, ajudaremos você a começar a meditar com 5 dicas simples!

Os benefícios da meditação são muitos

Antes de começar a meditar, é preciso entender quais benefícios se espera desse hábito. Os principais são o desenvolvimento da concentração, o autoconhecimento, alívio do estresse e da ansiedade, controle da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca e auxílio no tratamento da depressão.

Tendo isso em mente, é hora de colocar a mão na massa! Continue a leitura e veja nossas dicas práticas de como começar a meditar:

1. Acomode-se em uma posição confortável

A primeira coisa a se fazer é sentar em uma posição confortável. Não se preocupe em seguir um modelo, o importante é manter a coluna ereta e a cabeça alinhada a ela. Assim você evita incômodos e consegue atingir a concentração necessária.

2. Observe e controle a sua respiração

A respiração é um fator bastante relevante para a prática meditativa, porque é parte da preparação para esse hábito. Comece observando o ritmo da sua respiração e então passe a controlá-la, contando mais ou menos 4 segundos para a inspiração e a expiração e fazendo um intervalo de 2 segundos entre ambas. Não se esqueça de realizar todo esse exercício de respiração pelo nariz.

3. Esvazie a mente e ignore os pensamentos

Depois de encontrar uma postura confortável e controlar o fluxo respiratório, é hora de esvaziar a mente e ignorar aqueles pensamentos intrusos. No início esse exercício pode parecer difícil, mas tudo depende do seu empenho para torná-lo um hábito.

Sempre que surgirem preocupações, por exemplo, fuja delas e busque não pensar em nada e sim apenas observar o que se passa.

4. Escolha um horário apropriado e crie uma rotina

Outra dica de como começar a meditar é estabelecer um bom horário para a prática. Escolha um momento livre de compromissos e em que você consiga ficar sozinho, sem interrupções externas. Desligue-se do trabalho e deixe o celular longe para poder se concentrar.

Aos poucos, vá percebendo quais são os melhores horários para meditar e então crie uma rotina, praticando pelo menos 30 minutos por dia.

5. Finalize a meditação de forma suave e lenta

Para finalizar, vá percebendo pequenos movimentos do seu corpo e reagindo ao ambiente suave e lentamente. Não tenha pressa para abrir os olhos, faça isso com calma até que você retorne à completa consciência de si e do lugar onde está.

Seguindo e exercitando essas dicas em sua rotina, certamente você conseguirá desenvolver o hábito da meditação e perceber os benefícios dele. Agora é a sua vez de praticar e começar a meditar!

Descubra outros hábitos que podem ajudá-lo a levar uma vida mais equilibrada clicando aqui. Abraços e até a próxima!

Publicado por Espaço Zen Suzano - Medicina Tradicional Chinesa

Clínica de terapias integrativas e complementares em Suzano (SP). - Acupuntura - Yoga - Psicologia - Reiki - Massoterapia - Barras de Acesso - Terapia Floral de Saint Germain - Cursos Livres

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