Acupuntura para ansiedade: como funciona o tratamento? 31/07/2020 12:20

Mulher relaxada com agulhas de acupuntura nas costas

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que promove saúde por meio do estímulo de pontos específicos do corpo. E não é só para o bem-estar físico que ela traz resultados, viu? Sua ação tem eficácia para tratar também desequilíbrios emocionais, como a ansiedade. 

Pessoas ansiosas são cada vez mais comuns nos consultórios. A causa do problema geralmente vem de fatores isolados ou combinados, tais como depressão, traumas, estresse, predisposição genética e doenças físicas.

Os sintomas de quem sofre desse transtorno envolvem taquicardia, medo exagerado (de perder o controle, o conhecimento ou até mesmo a vida), sensação de angústia, aumento da temperatura corporal, formigamento, tremores, entre outros

Em momentos desafiadores ou de crise (por exemplo diante de uma prova, a mudança de lar, uma entrevista de emprego ou a pandemia que estamos enfrentando), esses sintomas tendem a agravar e prejudicar a saúde — além de afetar as atividades rotineiras. Se você se identificou com esta descrição e quer recuperar seu equilíbrio físico e emocional, veja a seguir como funciona o tratamento de acupuntura para ansiedade.

Primeiro passo: anamnese e diagnóstico

Por ser um quadro psicológico bastante complexo, com causas e sintomas que variam a cada pessoa, é fundamental entender a origem da ansiedade para tratá-la. 

Na acupuntura, portanto, tudo começa com a ficha de anamnese. Nesse momento, o acupunturista fará uma entrevista com o paciente para entender seus hábitos, histórico de doenças, uso de medicamentos, alimentação e todas as informações necessárias à análise do caso. A partir disso, o profissional fará um diagnóstico e decidirá qual o melhor tratamento.

Próximo passo: as sessões de acupuntura

Feita a avaliação inicial, serão realizadas as sessões de acupuntura para ansiedade. Nelas, o acupunturista aplicará agulhas em pontos onde a energia do corpo está estagnada e gerando o transtorno. 

Esses pontos do corpo humano são chamados de canais meridianos e, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, é neles que corre a energia vital Qi. Quando diferentes canais meridianos ficam congestionados, o Qi não flui e isso leva a doenças ou distúrbios. 

Ao aplicar as agulhas, o acupunturista libera os bloqueios que causam a ansiedade e restabelece a harmonia física, mental e emocional. 

Para pacientes que não têm tolerância às agulhas, há a opção de tratamento pela auriculoterapia e pela reflexologia podal. Essas outras duas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa utilizam os microssistemas dos pés e das orelhas para acionar meridianos do corpo inteiro.

Combinando terapias complementares

É possível potencializar as sessões de acupuntura para ansiedade combinando-as com terapias complementares. Cromoterapia, aromaterapia, florais, cristaloterapia, ventosas, moxabustão, gua sha e cone hindu, por exemplo, são algumas das alternativas.

No Espaço Zen Suzano, estamos preparados para ajudá-lo a restabelecer seu equilíbrio e bem-estar. Conheça nossos atendimentos e agende uma consulta pelo WhatsApp: (11) 9 5223-7891

Desenvolvido por: