3 efeitos da mudança de temperatura na saúde e como evitá-los 07/09/2020 17:20

Na transição de uma estação para outra, é comum percebermos a instabilidade do clima. Em um dia, o termômetro marca a máxima de 30ºC e o céu amanhece ensolarado. No outro, muita chuva e previsão de 18ºC. 

Realmente não é fácil lidar com essas mudanças bruscas de temperatura, ainda mais quando falamos em saúde. Passar tão repentinamente do calor para o frio tem efeitos sobre o organismo. 

Devemos lembrar que na Medicina Tradicional Chinesa os rins têm atenção especial em relação ao frio. Esses órgãos armazenam nossa energia vital e, por isso, é fundamental mantê-los aquecidos. Como? Protegendo o corpo de friagens.  

Além do cuidado com os rins, não podemos esquecer de tratar outros sistemas do organismo que são afetados pela mudança de temperatura e sofrem efeitos como:

1 Alergias e inflamações respiratórias

Principalmente para quem já convive com problemas como sinusite, rinite e bronquite, a mudança de temperatura ataca o sistema respiratório. Crises alérgicas e inflamações acabam se agravando devido às alterações no clima.

Para amenizar os sintomas, beba bastante água, evite o excesso de açúcar e gordura na alimentação e deixe os ambientes mais arejados.

2 Crise hipertensiva

Pessoas com problemas cardíacos são mais suscetíveis a sentirem os impactos da mudança de clima. Isso porque quando o tempo passa de calor para frio repentinamente, a pressão aumenta e pode ocorrer crise hipertensiva. 

Alguns cuidados simples previnem esse efeito, como diminuir o teor de sal das refeições, proteger boca e nariz ao sair de um ambiente aquecido, além de consumir alimentos e bebidas quentes. 

3 Imunidade baixa

A mudança de temperatura também afeta a imunidade, baixando-a. Isso deixa o organismo mais exposto a vírus e bactérias. Você pode se proteger consumindo alimentos ricos em vitamina C, evitando lugares fechados e com aglomeração e hidratando-se. 

Agora que você sabe quais os efeitos da mudança de temperatura no organismo e como evitá-los, compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais. Siga o Espaço Zen Suzano no Instagram e fique por dentro de outras dicas de saúde!

Desenvolvido por: