10 passos para ter boas noites de sono reparador

Mulher se espreguiçando ao acordar

Mais do que apenas dormir, é necessário ter boas noites de sono reparador para levar os dias com mais disposição, energia e bem-estar. A boa qualidade do descanso significa não despertar ao longo da noite, nem sofrer com pesadelos ou com dores ao acordar. Porém, nem sempre essa é uma meta fácil de alcançar, não é mesmo?
Devido à rotina agitada, à falta de cuidados com saúde física e mental e os desequilíbrios emocionais, muitas pessoas enfrentam dificuldades para repor suas energias e entrar em estado de relaxamento durante o sono.

Por que dormir bem?

O sono é feito de 2 fases que se repetem em ciclos de 4 a 5 vezes enquanto dormimos:

  • não REM (subdivida em três etapas de transição de vigília para o adormecimento total, desde fechar os olhos até o relaxamento dos músculos)
  • REM (quando o corpo está completamente relaxado, a atividade cerebral ativa e os sonhos se formam).

Durante as horas de sono não REM, o organismo está focado na recuperação de energia gasta ao longo do dia e na restauração das células. Já no sono REM, os principais benefícios são o equilíbrio hormonal, a consolidação da memória e o favorecimento do aprendizado.

Agora que você sabe a importância do sono reparador, veja nossas dicas para transformar suas noites em um momento de descanso e restauração!

1 – Estabeleça um horário regular para dormir e acordar

O ideal é dormir no mínimo 6 e no máximo 9 horas por noite, e para fazer seu corpo acostumar a essa “rotina” de descanso você precisa seguir um mesmo horário de dormir e despertar diariamente.

2 – Vá para cama somente na hora de dormir

Na medida do possível, faça com que seu quarto e sua cama tenham uma única função: o descanso à noite. Assim, você se identificará mais facilmente esse espaço como o lugar de dormir.

3 – Deixe o ambiente aconchegante

Iluminação baixa e amarelada, temperatura fresca, o mínimo de barulho e o uso de óleos essenciais com propriedades relaxantes (como camomila, lavanda e bergamota) são ótimos para tornar o ambiente mais aconchegante e apropriado ao sono reparador.
Também durante à noite, não mantenha no quarto aparelhos como notebook, celulares e TV ligados ou em “stand by”, porque tanto a luz azul das telas quanto a vermelha do LED são estimulantes e prejudicam o sono.

4 – Não ingira álcool próximo ao horário de dormir

O álcool acelera o início do sono, pulando todas aquelas fases do sono não REM que são importantes para a saúde e qualidade do descanso.

5 – Conte com as terapias integrativas e não use medicamentos sem orientação médica

A acupuntura, a aromaterapia, e a cromoterapia, por exemplo, são terapias integrativas que ajudam a relaxar e dormir melhor.

6 – Evite o consumo de café e açúcar

Principalmente do fim da tarde em diante, não consuma cafeína e açúcar, porque essas substâncias são estimulantes e afastam o sono

7 – Faça exercícios físicos, no máximo, 4 horas antes de dormir

Não deixe para se exercitar perto da hora de ir para a cama, afinal seu corpo precisa relaxar e o excesso de atividade física à noite pode prejudicar o sono REM.

8 – Prefira alimentos leves à noite

Frutas, iogurte, aveia, nozes e vitaminas, por exemplo, são alimentos que facilitam a digestão e o sono.

9 – Não vá para a cama com a cabeça ocupada

Nada de planejar o dia seguinte no travesseiro, hein? Se você estiver com informações em sua mente, anote-as em um papel antes de dormir.

10 – Pratique atividades repousantes e relaxantes após o jantar

Aposte na meditação, no yoga (com posturas leves e relaxantes) e no pranayama (exercício respiratório) para induzir o repouso.

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais e ajudá-los a ter boas noites de sono restaurador também!

Publicado por Espaço Zen Suzano - Medicina Tradicional Chinesa

Clínica de terapias integrativas e complementares em Suzano (SP). - Acupuntura - Yoga - Psicologia - Reiki - Massoterapia - Barras de Acesso - Constelação Familiar - Terapia Floral de Saint Germain - Cursos Livres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: