O QUE É ACUPUNTURA?

 

Milenar técnica oriental de prevenção e tratamento de doenças.

O primeiro livro sobre acupuntura, data de 5.000 a.C. Consiste em introdução de agulhas de metal em determinados pontos da superfície do corpo. São 365 pontos que estão localizados nos meridianos pelos quais corre a energia vital denominada “ki”ou “Qi” .

Meridianos são canais semelhantes as veias, mas que ao invés de conduzirem sangue, conduzem energia.

O tratamento consiste principalmente em acionar pontos específicos localizados nos meridianos, a fim de tonificar energia em deficiência ou sedar energia em excesso, alcançando dessa forma, o equilíbrio.

Após diagnóstico elaborado através da observação, audição, olfação, palpação do paciente, e ficha de anamnese, um tratamento personalizado será constituído, considerando todos esses aspectos que integram uma avaliação na Medicina Tradicional Chinesa – MTC.

Após o reequilíbrio , poderão ser utilizados pontos de ação fisiológica, ou seja, pontos que atuam diretamente no sintoma apresentado pelo paciente. Outras técnicas da MTC poderão ser associadas à acupuntura, como a aurículoacupuntura, moxabustão, a ventosaterapia a cromoterapia, aromaterapia, terapia com cristais, massagem terapêutica, aconselhamento fitoterápico, e indicação à práticas físicas, como Lian Gong, Tai Chi Chuan, Yoga, etc.

 

MISSÃO DO ESPAÇO ZEN SUZANO

 

É fato que nos distanciamos muito da natureza em busca de facilitar nossa rotina e conquistar o máximo de conforto.

Em contra partida, a Medicina Tradicional Chinesa, ainda utilizando os recursos da própria natureza colocados à nossa disposição, como a água, os cristais, cores, flores, folhas, aromas, nossa própria respiração, antigas receitas e aconselhamentos, vem nos proporcionar um reencontro com nossas origens.

A própria agulha de acupuntura, que hoje é feita de aço inoxidável, apresenta registros onde os homens primitivos também faziam acupuntura e retiravam da natureza o material necessário para isso: utilizavam lascas de bambu, pedras e lascas de ossos ou chifres dos animais da região em que se encontravam.

Assim como a Terapia Floral, extrai e utiliza a poderosa energia das flores para harmonizar emoções e sentimentos, a massagem com pedras quentes, utiliza pedras roladas e a terapia do aquecimento, ou termoterapia, para promover relaxamento profundo e bem estar de modo geral.

Dessa forma, o Espaço Zen Suzano, utilizando a Acupuntura e a Associação de Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, tem por missão, facilitar o reencontro com nossas origens e nossas essências proporcionando harmonia, equilíbrio físico e mental, à todos que aqui chegarem em busca de melhora para os males do corpo e da alma.

Desenvolvido por: