Gee - Preciosidade da medicina Ayurveda 09/01/2018 14:11

O Ghee é um produto extraído depois do preparo da manteiga, totalmente puro, devido o preparo em alta temperatura, e até a fervura controlada, sem qualquer tipo de conservante, depois do descanso ele fica cremoso, e não precisa ser mantido em temperatura fria, (conservação em geladeira),  alias o ambiente natural é melhor para seu manuseio.

Seu processo de purificação é uma alquimia que acontece, que deve ser preparo com entoação  mantrica, incenso, e meditação, e muito mais adequado em fogo a lenha como a  um ritual místico numa cozinha com ervas e temperos, toda intenção de amor e cura, faz com este alimento se torne magnífico, pois jamais se estraga. Existe relato deste produto ter sido encontrado em escavações que datam de mais de 5.000 anos.

Portanto também se nota que quanto mais velho, mais potencia medicinal contém, suas propriedades nutritivas são maravilhosas, produz vigor físico, e mental,  nutre e purifica o sangue e as células, retardando o processo de envelhecimento, revigorante na formação do tecido semiático masculino e óvulos femininos.

Na medicina dos Arianos encontrada nos vedas, é o único alimento que controla simultaneamente os três princípios energéticos de constituição física e de personalidade; os doshas;  Vata , Pitta , e Kapha . Também é o único alimento que constrói sozinho os sete tecidos que compõe as camadas do corpo.

Conhecido como alimento dos Devas, “Deuses” , atua diretamente em doenças ou infecções. Tem o poder de ascender o fogo digestivo, “Jataragni”, cujo deficiência ou distúrbio é a origem para a maioria das enfermidades. Seu uso constante como alimento ira contribuir para manter a pele macia e sedosa, porque nutre as células retardando seu envelhecimento.

Este produto substitui totalmente o óleo ou algum tipo de gordura que normalmente se usa em culinária, pode ser usado em massagem e processos de limpeza interno, em combinação com ervas no trato de enfermidades especificas sob orientação de profissionais do Ayurveda.

O Ghee é “Madhura”, o melhor dos rasas ou sabores, é doce e refrescante, seu uso diário irá revolucionar sua dieta e saúde, não há contra indicação para casos de alergias, possui as qualidades concentradas do leite e seus subprodutos sem produzir intoxicação ou efeitos colaterais.

Preparamos nosso Ghee em cozinha com fogão a lenha. Fazem parte do nosso processo artesanal a esterilização em forno das embalagem utilizadas.

 por Lalit Mohan Das

instrutor de yoga no Espaço Zen Suzano, todas as quartas às 19h e domingos na Jagat Escola de Yoga e Ayurvédica às 9h30.

 

Desenvolvido por: