Aromaterapia: o que é e quais são os benefícios? 27/02/2018 17:15

 

 

Você tem algum aroma preferido? Aquele cheirinho que traz boas lembranças e melhora o humor? Neste momento você com certeza já deve ter se lembrado de uma flor específica ou qualquer outro estímulo olfativo que desperta sensações incríveis no seu corpo e na sua mente. É basicamente com essa premissa que a Aromaterapia trabalha restabelecendo o equilíbrio nos aspectos físicos, mentais e emocionais.

Usando os óleos essenciais, essa terapia é capaz de promover bem-estar por meio de inalação e absorção da pele. Mas antes de falarmos sobre os benefícios da Aromaterapia, é importante entendermos o que são esses óleos essenciais e porque eles são a “matéria prima” do tratamento.

 

Por que os óleos essenciais são importantes na Aromaterapia

Ao contrário das essências, os óleos essenciais são substâncias naturais extraídas de folhas, flores, raízes, sementes, frutos e até troncos de plantas. Eles são fundamentais para a Aromaterapia, porque penetram na corrente sanguínea e são metabolizados pelo organismo. No tratamento, eles podem ser combinados em até 3 tipos diferentes, dependendo do objetivo.

O processo de extração demanda técnicas específicas, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação, para garantir a qualidade dos óleos. Tendo isso em mente, é indispensável o uso de apenas óleos essenciais em caso de métodos terapêuticos. Afinal, as essências artificiais são carregadas de parabeno, propileno, fixadores e corantes nada naturais que podem causar reações alérgicas e atrapalhar o tratamento.

Sabendo disso, descubra quais são os 5 principais benefícios da Aromaterapia:

 

  1. Combate dores musculares

Alguns óleos essenciais, como os de hortelã e camomila, são capazes de aliviar dores musculares localizadas e auxiliar na dissolução de traumas. Isso porque as propriedades vasodilatadoras combatem, por meio de massagem ou inalação de acordo com a indicação terapêutica, as tensões dos músculos pontualmente.

 

  1. Alivia sintomas de doenças respiratórias

Tratamentos de asma, bronquite, sinusite, rinite e demais doenças respiratórias também podem ser complementados com a Aromaterapia para diminuir os sintomas e promover bem-estar ao paciente. Eucalipto e canela são exemplos de óleos essenciais eficazes no controle desses problemas.

 

  1. Ajuda a melhorar as sensações e o humor

Está com sensações de cansaço, desânimo, falta de concentração, fragilidade e outras emoções que têm atrapalhado o seu dia a dia? Saiba que os óleos essenciais também atuam nessas situações. Laranja, manjericão e bergamota, por exemplo, são ótimos para promover disposição, bom humor e foco nos estudos ou trabalho.

 

  1. Equilibra a produção de hormônios

Outra propriedade terapêutica dos óleos essenciais é o equilíbrio da produção de hormônios. O patchouli, por exemplo, é indicado para o corpo masculino, enquanto que o gerânio é ótimo para as mulheres porque minimiza os sintomas da TPM e da menopausa.

 

  1. Atua com princípios analgésicos e anti-inflamatórios

Mais um benefício da Aromaterapia é o seu trabalho com princípios analgésicos e anti-inflamatórios. Por isso, ela é bastante utilizada para aliviar e prevenir dores de cabeça, cólicas menstruais e demais tipos de mal-estar físico. Nesses casos geralmente recorre-se aos óleos essenciais de cravo, menta e lavanda.

Dependendo do tratamento, na Aromaterapia existem diferentes métodos de inalação dos óleos essenciais, seja por difusores de ambiente e individuais ou banhos aromáticos. No caso de terapias que exigem a absorção dos óleos pela pele, o melhor a se fazer são as massagens com produtos à base dessas substâncias.

Contudo, não se esqueça de que o acompanhamento profissional de um terapeuta é fundamental para que os efeitos da Aromaterapia sejam eficazes e para que você consiga alcançar seus objetivos sem riscos à saúde.

Aprenda mais sobre o universo da Aromaterapia e maneiras de usar corretamente os óleos essenciais participando do nosso curso que acontecerá nos dias 21 e 22 de abril. Abraços! :)

Desenvolvido por: