5 hábitos essenciais para levar uma vida equilibrada 22/02/2018 16:51

 

As longas jornadas de trabalho, o ritmo agitado das grandes cidades e as informações que chegam cada vez mais rápido acabam desencadeando uma série de transtornos físicos e mentais para quem se expõe a tudo isso no dia a dia. Ansiedade, depressão, sedentarismo, síndrome do pânico e insônia são algumas das doenças associadas a uma rotina caótica.

Mas então, você deve estar se perguntando, terei de abrir mão do meus compromissos para levar uma vida mais saudável e equilibrada? Na verdade, não. É possível conciliar qualidade de vida às atividades do dia a dia, mas para isso você precisará rever alguns hábitos e adotar novas práticas de bem-estar.

Neste post, nós explicaremos como fazer isso de maneira prática! Continue a leitura e descubra novas maneiras de lidar com a rotina atarefada:

 

  1. Dedique um tempo para cuidar da sua saúde

O primeiro passo para uma vida equilibrada é reservar pelo menos 2 horas na semana para cuidar da saúde física e mental. Isso significa fazer tratamentos contínuos que promovam bem-estar a você, de acordo com suas necessidades e objetivos.

Se você quiser aliviar a tensão muscular, por exemplo, é interessante passar por sessões de massoterapia. Para melhorar a memória, opte pela musicoterapia. Agora, se a ideia for garantir o bom funcionamento dos sistemas do corpo, então a acupuntura pode ser uma boa aliada! Essas poucas horas dedicada à manutenção da saúde são capazes de prevenir doenças e melhorar seu desempenho nas tarefas do dia a dia.

 

  1. Respeite seus momentos de lazer

Descubra seus hobbies favoritos e aproveite o tempo livre para desenvolvê-los. Leitura, meditação e o estudo de idiomas são algumas atividades que exercitam a mente e aliviam o estresse da rotina. Por isso, respeite esses momentos de lazer e não abra mão deles.

Fazendo isso, você perceberá a diminuição da fadiga mental e o aumento da criatividade. Afinal de contas, os intervalos de descanso e descobertas de novas habilidades são essenciais para estimular o cérebro a criar ideias.

 

  1. Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de exercícios físicos também é um hábito fundamental para quem busca levar uma vida equilibrada. Além de promover bem-estar físico, atividades como natação, yoga, pilates e ciclismo aliviam o estresse e previnem distúrbios psicológicos e emocional.

Escolha o exercício físico que mais combina com você e pratique-o pelo menos 2 vezes por semana, com o acompanhamento de um profissional especializado que poderá ajudá-lo a melhorar o desempenho.

 

  1. Mantenha a organização entre as tarefas

O simples costume de anotar seus afazeres e organizá-los por prioridades diariamente é capaz de lhe poupar momentos de confusão, atrasos e nervosismo. Sendo assim, tenha sempre por perto sua agenda para consultar tarefas que serão realizadas e os melhores datas e horários para marcar um almoço ou reunião de negócios, por exemplo.

Dessa forma, você conseguirá otimizar o tempo logo pela manhã e cumprir seus compromissos durante o dia sem gastar longas horas de trabalho.

 

  1. Adote uma alimentação balanceada

A alimentação influencia o humor, a produtividade e, claro, a saúde física. Por isso, além de praticar exercícios físicos, é essencial alimentar-se de forma balanceada, seguindo uma dieta rica em vitaminas, minerais e fibras. Para acertar em cheio na escolha dos alimentos, consulte um nutricionista e aplique as recomendações dele ao seu cotidiano.

Lembre-se de optar por refeições frescas que vão garantir energia para as atividades do cotidiano. Assim, corpo e mente passarão a entrar em harmonia e você sentirá todos os efeitos positivos.

Viu só como simples atitudes fazem uma grande diferença? Coloque em prática nossa dicas, cultive bons pensamentos e comece agora mesmo a levar uma vida equilibrada!

Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e ajude-os também a adotar hábitos mais saudáveis. Até a próxima!

Desenvolvido por: